Médecine Traditionnelle Chinoise

Criador do Blog

Minha foto
Ozouer le Voulgis, Ozouer le Voulgis, France
Consultations (40/60€) de ACUPUNCTURE / MASSAGE (Ozouer le Voulgis). https://sites.google.com/site/quiroanuncio/therapists-worldwide/france geral.mtc@gmail.com. 0625740893.

Yin Yang

Yin e Yang



Yin e Yang opõem-se um ao outro, mas mantêm uma relação de mútua dependência. Um sem o outro não existiriam, assim como o céu não pode existir sem a terra e vice-versa. O Yin corresponde às substâncias nutritivas e o Yang às actividades funcionais. As substâncias nutritivas permanecem no interior, enquanto as funções dos órgãos manifestam-se em direcção ao exterior. Deste modo o Yin permanece no interior e o Yang mantêm-se no exterior. Por outro lado, o Yang no exterior é a manifestação da acção das substâncias nutritivas no interior, por isso o Yang é o servidor do Yin no interior. O Yin no interior é a matéria básica para o funcionamento do Yang, portanto o Yin é o servente do Yang. Sem a produção do Yin não pode haver Yang, sem a função do Yang, o Yin não tem razão de existência.

Os aspectos Yin/Yang em todos os fenómenos orgânicos não é algo fixo, correspondem a um processo de mudança permanente que envolve consumo e sustentação mútua. Por exemplo, as actividades funcionais do Yang vão necessariamente consumir as substâncias Yin. Desta maneira o consumo do Yin leva ao surgimento do Yang e vice-versa. Em condições normais esta relação de consumo e sustentação cria um equilíbrio entre os dois princípios, mas esse equilíbrio deixa de existir, não poderá manter uma relação apropriada e surgirão efeitos de excesso ou deficiência de Yin ou Yang dando passos à manifestação das patologias. A energia Yang, como por exemplo o calor, é algo necessária ao organismo para a manutenção das actividades fisiológicas. Desta maneira a função Yang, mantém a actividade normal, mas se a pessoa leva uma actividade descontrolada, isto é, para além das suas capacidades, isto pode causar um consumo do Yang o que dará origem a sintomas de deficiência, decaimento geral e falta de vigor, os quais são sintomas do tipo Yin, desta maneira podemos ver que o consumo do Yang pode originar o aparecimento do Yin por deficiência de Yang.

Os aspectos Yin/Yang de todos os fenómenos são dinâmicos, não estáticos e em certas circunstâncias passam a transformar-se um no outro. Se a relação de consumo e apoio, é um processo de mudança de quantidade, a relação de inter-transformação é um processo de mudança de qualidade. Uma severa constipação, pode produzir febre ou mesmo uma febre severa, provocando calafrios (arrepios). Isto ilustra por um lado a inter-transformação de Yin em Yang, e por outro também mostra, as circunstâncias necessárias para a transformação. Uma febre alta consome o Qi defensivo do organismo e depois de uma persistente febre alta, aparece o frio, com uma súbita descida da temperatura no tronco e nas extremidades do nosso corpo, estes pacientes por norma apresentam um pulso débil. Se aplicarmos um tratamento eficaz, o Yang Qi melhorara as condições anormais, restaura-se então o calor (Yang). Concluímos então, que no primeiro caso é o Yang que se transforma em Yin e no segundo é o Yin que se transformando em Yang.

Ainda que, a MTC veja o corpo como um todo, os diferentes órgãos e tecidos podem ser divididos em Yin e Yang. Em termos de localização anatómica, a parte superior do corpo é yang e a parte inferior é Yin, o exterior é Yang e o interior é Yin, as partes laterais dos membros são Yang e as partes interiores são Yin. De acordo com a natureza das suas funções, os órgãos também são classificados em Yin e Yang. Coração, rim, baço, pulmão, pericárdio e fígado são de natureza Yin. Intestino delgado, bexiga, estômago, intestino grosso, triplo aquecedor e vesícula biliar são de natureza Yang. Os meridianos seguem este mesmo padrão, alinhando-se nas suas trajectórias ao longo do corpo de igual forma. Esta polaridade em oposição manifesta-se em todo o corpo e nas suas classificações anatómicas e orgânicas.

A teoria do Yin/Yang diz-nos que as actividades equilibram-se fisiologicamente na coordenação dos princípios dos movimentos opostos. Deste modo, as actividades funcionais pertencem à área Yang e as substâncias orgânicas e nutritivas ao Yin. Sem a força Yang não podem produzir-se matérias orgânicas, por outro lado sem as matérias orgânicas não pode haver funcionamento nem actividade fisiológica. Neste caso, a água e os alimentos não podem ser transformados em substâncias nutritivas, o que ilustra como as funções fisiológicas se equilibram, apoiam e controlam.

Como vimos, o Yin e Yang determinam o progresso e o desenvolvimento de uma patologia. Por isso, um domínio da dinâmica do Yin/Yang dá-nos ferramentas úteis para determinar a raiz do problema. De um modo geral, todas as manifestações patológicas se podem classificar em Yin/Yang.


Terapeuta, Hugo Rocha






Seguidores